PT | 
 

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 2014

 

A mcel, desenvolveu no ano de 2014, um programa de responsabilidade social corporativa que reforça o posicionamento da sua marca na sociedade, focando as suas acções nas áreas da Educação, Saúde, Desporto, Cultura e Meio Ambiente, fazendo destas acções uma aposta na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na consolidação das suas práticas socialmente responsáveis.

No que diz respeito à sua intervenção na área da educação, a mcel ofereceu uma sala de informática completa ao Ministério da Ciência e Tecnologia no âmbito de um memorando de entendimento assinado entre as duas instituições, visando o apetrechamento das salas de informática dos Centros de Transferência Tecnológica das Vilas do Milénio como forma de transmitir conhecimentos em tecnologia para os residentes da vila na Escola Secundária de Chibuto, na província de Gaza.

Nesta área, participou igualmente na Conferência AIESEC, que teve como objectivo, a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a AIESEC e a mcel ao abrigo do qual a empresa disponibilizou um crédito no código AIESEC para facilitar a comunicação dos estudantes membros da organização. Participou também na final do concurso do Projecto Ler & Compreender, que contou com o apoio da empresa como parceira do programa para premiação dos alunos vencedores e professores com telemóveis, pacotes iniciais e um kit (camisete, chapéu e bebedor).

Teve lugar nas Cidades de Nampula, Pemba e Ilha de Moçambique, a 4a Corrida Solidária Internacional organizada pela Helpo, corrida foi a favor da Erradicação da Pobreza que contou com o apoio da nossa empresa.

Prosseguindo na área da Saúde, a mcel participou pela quarta vez consecutiva na Campanha Nacional de Saúde Oral nas Escolas, projecto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e Educação que visa cultivar nas crianças em idade pré-escolar os bons hábitos e cuidados com a saúde oral, como forma de as prevenir das doenças orais. Neste projecto, a mcel, como principal parceiro, disponibiliza todo material adequado para a campanha, abrangendo todas as escolas primárias do país e para este ano foi a Escola Primária Completa de Inhamissa, na Província de Gaza, Município de Xai-Xai.

Por ocasião da passagem do Dia internacional da Criança, assinalado no dia 1 de Junho, a empresa, disponibilizou vários apoios como forma de contribuir para que este dia fosse alegre e cheio de sorrisos para as crianças. Dentre as várias instituições que celebraram o dia e foram contempladas na oferta do nosso apoio, a empresa ofereceu ao Centro Infantil Paunde e a Escola Primária Completa de Teacane uma visita no dia 2 de Junho às instalações sede em Maputo e Nampula respectivamente, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer algumas actividades desenvolvidas pela empresa.

No que concerne à Saúde, a mcel, a UNICEF e o Ministério da Saúde renovaram o Memorando de Entendimento sobre o projecto denominado SER – Serviço Expedido de Resultados, cujo objecto cinge-se no envio de resultados laboratoriais de HIV SIDA em todo país, ao abrigo do qual a mcel disponibiliza a sua plataforma de sms para envio de mensagens. A empresa participou também sob mais um projecto com o lema “Invista no futuro, Vença a Malária”, comemorado ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária, o qual fez a oferta de redes mosquiteiras.

Ao abrigo de melhorar o serviço de atendimento do novo centro de atendimento da mulher e criança, a empresa procedeu a oferta de uma linha verde (823401) à Comunidade Santo Egídio - DREAM, que destina-se a chamadas de voz e visa permitir o acesso fácil e célere, por parte dos pacientes e público no geral, dos serviços de saúde pública.

Com base no compromisso de promover o desenvolvimento sócio-cultural do País, em 2014, a empresa abraçou importantes projectos literários, tais como, Da UDENAMO à FRELIMO de Lopes Tembe Ndelana, Perto do Fragmento, a Totalidade e A Escrita Infinita de Francisco Noa, Um Olhar para as Janelas da Esperança de Luís Cezerilo. Apoiou igualmente a comemoração dos 50 anos da obra Nós Matámos o Cão Tinhoso de Luis Bernardo Honwana. Todas estas obras foram apoiadas com o intuíto de elevar a identidade e cultura moçambicana e por isso, a empresa não deixou para trás a Feira do Livro que tem feito anualmente para beneficiar aos seus colaboradores o conhecimento da cultura.

No âmbito do projecto de Formação e Promoção de Auto-Emprego concebido pelo Gabinete da Esposa do Presidente da República, Maria da Luz Guebuza em 2013, ao abrigo do qual a mcel financia a aquisição de kits profissionalizantes para apoio na formação de técnicos profissionais nas áreas de carpintarira, constução civil, canalização, serralharia e pedreiro, beneficiaram-se destes kits em 2014, os técnicos da Província de Tete, numa cerimónia pública que contou com a participação da Esposa do Presidente da República.

 

A nível de actividades internas foram desenvolvidas:

 

  •  Campanha interna alusiva ao Dia Mundial da Árvore onde foram colocados vários;

    stickers com mensagens de sensibilização e consciencialização sobre a importância das árvores, foi publicado um anúncio interno alusivo à data e um comunicado interno;

  •  Foi publicada a 2a edição da Newsletter no dia 29 de Outubro com 15 páginas apresentando vários temas e actividades da empresa;

  •  O Festival de Gastronomia Tzoziva, realizado no dia 6 de Setembro, na Ilha de Moçambique, com foco principal a emancipação da mulher através da culinária que é um dos dotes fundamentais da mulher nativa;

  •  A Entrega oficial de 20 caixotes de lixo, carrinhos de mão e pás, no dia 10 de Setembro, ao Município de Pemba-Cabo Delgado, que serão colocados ao longo da praia do Wimbe;

  •  O apoio em 25 bolas de futebol para a realização do campeonato a nível dos distritos e zonas recônditas alusivo ao dia 25 de Setembro, dia das Forças Armadas, entregue a Secretaria Provincial;

  •  A oferta de material desportivo constituído por 8 taças, 200 medalhas, 12 bolas de futebol, basquetebol, voleibol e futsal á Associação A. Nyusi;

  •  A oferta de telemóveis para a premiação aos vencedores da meia maratona realizada pela Academia Militar.

    Foram também inaugurados o Edifício Sede mcel da Beira por Sua Excelência Presidente da República, no âmbito da presidência aberta que decorria na Província de Sofala, Cidade da Beira, no dia 12 de Julho e a nova Loja mcel em Xai Xai, na Província de Gaza, no dia 19 de Novembro pelo Sr. Presidente do Conselho de Administração, Dr. Teodato Hunguana.

  •  

  • Relatório de Responsabilidade Social de 2010

  • Relatório de Responsabilidade Social de 2011

  • Relatório de Responsabilidade Social de 2012

  • Relatório de Responsabilidade Social de 2013

  •  
Clique para listar as tarefas