PT | 
 

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 2017

O ano de 2017 da mcel/TDM, apesar dos grandes constrangimentos financeiros que têm afectado o seu negócio e impacto negativo as suas actividades, a empresa continuou a desenvolver um programa de responsabilidade social corporativa que reforça o posicionamento da sua marca na sociedade, focando as suas acções nas áreas da Educação, Saúde, Desporto, Cultura e Meio Ambiente, fazendo destas acções uma aposta na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na consolidação das suas práticas socialmente responsáveis.

Na área da Educação, a mcel/TDM participou pela quinta vez consecutiva na Campanha Nacional de Saúde Oral nas Escolas, projecto este, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e da Educação, que visa desenvolver nas crianças em idade pré-escolar os bons hábitos e cuidados com a saúde oral, sob forma de as prevenir das doenças orais. Neste projecto, a mcel/TDM como parceiro, e para este ano o projecto foi lançado na região Centro, na Escola Primária Eduardo Mondlane, na Província da Beira, onde a empresa disponibilizou material de branding e vendas.

Por ocasião da passagem do Dia internacional da Criança, assinalado no dia 1 de Junho, a empresa na região sul, disponibilizou material escolar (mochilas, cadernos, lápis, camisetes, bebedores, bonés, entre outros) as crianças do Centro Infantil Nyelete, na Cidade da Matola, como forma de contribuir para que este dia fosse alegre e cheio de sorrisos para elas.

Ainda na área de educação, a empresa concedeu, no seu edifício sede, uma visita de estudo aos estudantes do 4o ano no Curso de Engenharia Informática e Telecomunicações do ISUTC, com objectivo de adoptar os estudantes no conhecimento e habilidades práticas em diversas áreas da sua formação, bem como estimular o contacto com a realidade empresarial e institucional.

No âmbito da segurança rodoviária nacional, a mcel/TDM assinou um Memorando de Entendimento com a AMVIRO, visando a implementação de acções conjuntas para reforçar a estratégia de educação cívica sobre a prevenção e segurança rodoviária, através da nossa plataforma tecnológica usando o número 823737.

Com relação a tecnoologia, a mcel/TDM, assinou também um Memorando de Entendimento com a EDM, visando gerar um impacto significativo nas redes de telecomunicações, na inovação tecnológica e em serviços partilhados a beneficiar as empresas para o fornecimento de melhores serviços aos seus clientes.

1

Na região Norte, alusivo ao dia Internacional da Criança, também se fez presente no Centro Infantil Missão Pão da Vida, Distrito de Liúpo, oferecendo ao centro cobertores para as crianças.

Apoiou também, durante o workshop na Ilha de Moçambique, num intercâmbio entre a Unilúrio e Universidade de Coimbra, com recargas para os estudantes provenientes de Portugal, bem como à Comissão de Organização do evento.

No que concerne à Saúde, a mcel/TDM, em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos e UNICEF, assinou um Memorando de Entendimento do projecto SMS Biz, iniciativa que visa providenciar e aumentar o acesso a informação e aconselhamento personalizado aos adolescentes e jovens sobre a saúde sexual reprodutiva e prevenção do HIV/SIDA para promover uma participação activa dos adolescentes e jovens.

Ao abrigo de melhorar o serviço de atendimento da Direcção Provincial de Saúde- Zambézia, a empresa procedeu com a oferta de uma linha verde (823440), 50 telemóveis e respectivos cartões que destina-se a chamadas de voz e visa permitir o acesso fácil e célere, por parte dos pacientes e público no geral, dos serviços de saúde pública, e 50 kit médico compostos cada por (estetoscópio, luvas, termómetro, esfigmomanómetro, fita métrica, estetoscópio de pinard).

Com base no compromisso de promover o desenvolvimento sócio-cultural do País, em 2017, a empresa abraçou importantes projectos literários, tais como, “Cartas de Inhaminga” de Ungulani Ba Ka Khossa, “O Canto dos Escravos” de Paulina Chiziane, “Tendências da Crítica Literária em Moçambique” de Jeremias Langa. Todas estas obras foram apoiadas com o intuíto de elevar a identidade e cultura moçambicana e por isso, a empresa não deixou para trás a Feira do Livro que tem feito anualmente para beneficiar aos seus colaboradores o conhecimento da cultura.

No âmbito do projecto de Formação e Promoção de Auto-Emprego concebido pelo INEFP, ao abrigo do qual a mcel/TDM financia a aquisição de kits profissionalizantes para apoio na formação de técnicos profissionais em diversas áreas, a empresa apoiou com recargas a um dos vencedores do concurso para iniciar o seu negócio.

A nível de actividades internas foram desenvolvidas:

  •   Campanha interna alusiva ao Dia Nacional do Dador de Sangue (Doação de Sangue);

  •   Feira do Livro a nível nacional;

  •   Entrega de produtos alimentares angariados na feira do livro que foram divididos

    e entregues ao Hospital Psiquiátrico do Infulene, na zona Sul do País, à Associação de Jovens com uma Missão-JOCUM, na zona Centro e, na zona Norte, à Pediatria do Hospital Central de Nampula e ao Hospital de Marrere.

  •  

Relatório de Responsabilidade Social de 2010

Relatório de Responsabilidade Social de 2011

Relatório de Responsabilidade Social de 2012

Relatório de Responsabilidade Social de 2013

Relatorio de Responsabilidade Social 2014

Relatório de Responsabilidade Social de 2015

Relatório de Responsabilidade Social de 2016

Relatório de Responsabilidade Social de 2017

 

  •  
Clique para listar as tarefas